Existem caminhos para cuidar com amor da saudade que fica da ausência de alguém.

Abaiomi é um convite para falarmos com acolhimento sobre perda, morte e vida.

Como trabalhamos

Encontros e conversas

A partir de grupos de apoio e jornadas terapêuticas, online e presencial, auxiliamos pessoas a atravessarem momentos de perda com atendimento psicológico especializado.

Cursos e workshops

A partir de conteúdo personalizado, oferecemos informação e preparação para profissionais e equipes que queiram aprimorar sua visão sobre a morte e o luto.

Eventos e ações sociais

É preciso transformar a visão que temos sobre a morte e o luto para que possamos atravessar seus desafios com menos sofrimento e mais amor.

Abaiomi

Abaiomi, vem da palavra Abayomi; Tem origem iorubá e quer dizer ENCONTRO PRECIOSO.

Abaiomi nasceu da perda, e do pedido por espaço e acolhimento. Em setembro de 2019, a pedido de uma mãe que passava pela perda do seu segundo filho, Júlia Gomes percebeu a importância de criar um espaço de acolhimento, de troca e informação a respeito do luto perinatal e neonatal, em que as mães pudessem falar sobre seus filhos, e terem suas dores e suas histórias reconhecidas e validadas. Deu início, de forma gratuita, ao 1º grupo para mães enlutadas de Paulínia, Abaiomi Para sempre Mães.

A partir da vivência com o grupo, dos estudos mais aprofundados na área, bem como a participação ativa no coletivo nacional de Humanização do Luto Parental, percebeu a importância de políticas públicas relacionadas ao tema, levando a indicação do projeto de lei para a semana de sensibilização à perda gestacional e neonatal, tornando a cidade de Paulínia a primeira cidade da região com uma Lei voltada para essa temática.

Essa conquista facilitou a parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paulínia para realização da I Semana de Sensibilização do Luto Gestacional, Neonatal, perinatal e Infantil, em outubro de 2021, como parte do Movimento Mundial e Nacional de Sensibilização ao Luto Parental, o que se repetiu no ano seguinte em 2022 com um curso de capacitação dos profissionais de saúde do município. Nesse mesmo período, em parceria com a Luminascer, empresa de fotografia, foi criado uma exposição fotográfica para conscientização da perda gestacional e Neonatal que ficou em exposição no salão da prefeitura de Paulínia e na Câmara Municipal de Paulínia.

Na missão de abrir espaços, em 2023 Abaiomi participou ativamente na construção e apresentação do projeto de LEI para reserva de Leitos para famílias enlutadas, aprovada no mesmo ano, como Lei Rafael, em memória do anjo Rafael, que teve uma breve vida entre nós.

A realização de palestras e Workshops levando o tema de perdas, morte e vida, segue, e hoje, mais do que um grupo de apoio, Abaiomi busca ser REDE, tecida em muitas mãos, que se constrói a partir do encontro de pessoas que compartilham do mesmo desejo e necessidade de escuta, acolhimento e transformação.

Nossa Fundadora

Julia Gomes teve perdas significativas em sua história familiar e a dificuldade de espaços para viver e falar sobre esses lutos sempre perpassou sua existência, logo que se formou, começou a aprofundar seus estudos em psico-oncologia, cuidados paliativos e lutos. Atuou durante 8 anos em uma ONG que atendia pessoas com câncer e após o nascimento dos seus filhos, sentiu o desejo de olhar e acolher os lutos não reconhecidos da maternidade. O que cuminou com o pedido de uma mãe por espaço e acolhimento, após a perda do seu segundo filho. Desde então, iniciou um caminho de estudo e formação em humanização do luto perinatal e parental, bem como os lutos não visibilizados, e compreendeu que a partir daquele momento atuaria para que cada vez mais pessoas pudessem ter suas dores reconhecidas e validadas, bem como terem espaços para viverem seus lutos.

Psicóloga, pós-graduada em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, com formação em Psicologia do Puerpério pelo Instituto Aripe, Psicologia Perinatal e Parental pela Escola de Parentalidade. Aprimoramento clínico em Gestalt Terapia, além de Cursos em Cuidados Paliativos pelo Sírio Libanês, Compreensão e Tratamento de Lutos não Reconhecidos na Atualidade pelo Instituto Quatro Estações e formação em humanização do luto Gestacional, Neonatal e Perinatal pelo Instituto do Luto Parental.

plugins premium WordPress